História do fone de ouvido

Os fones de ouvido surgiram em 1919, na quela época eram usados para fins de comunicação com amplificadores de telefone e rádio. Os fones de ouvido eram mais usados por pilotos de aviação e em estações de rádio. Eram pesados, grandes e limitados à audição apenas de LP’s. Com o tempo foram sofrendo modificações até que em por volta da década de 1930, a empresa Beyerdynamic 
inventou oficialmente e passou a comercializar os fones de ouvido.


O primeiro fone de ouvido estéreo surgiu por volta de 1958, inventado pelo trompetista e amante do jazz John C. Koss, ( Fundador da famosa Koss Corporation)  e seu parceiro Martin Lange.  Jonh sonhava em ouvir musica sem perturbar as pessoas.


                                   Martin Lange                          John C. Koss


Naquela época, os fones mais comuns eram grandes, com arcos e almofadas nas capsulas, os headphones. Depois por volta da década de 80 com a chegada do Walkman, surgiram os fones separados sem arco, menores e com modelos mais ergonômicos que se encaixam bem nos ouvidos, os famosos intra-auriculares.


Os headphones são usados por todo o mundo até hoje, principalmente em estúdio de gravações, rádios, e por DJ´s.  


Nós da Fones & Cia agradecemos a cada um destes gênios que participaram desta maravilhosa invenção que revolucionou o geito de ouvir musica !

7 comentários: